PEDAGOGIA

Para conhecer um pouco mais sobre a nossa METODOLOGIA, veja o vídeo institucional abaixo:




Essas ferramentas nos ajudam na organização cotidiana, além de facilitarem experiências diferentes e provocarem a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem do aluno. São eles:         

          1- ASSEMBLEIA

         Todo começo de mais um dia de atividades, nossos alunos, professores e familiares participam de um momento democrático. É nossa assembléia.
 A assembléia tem o objetivo de oferecer a cada um a oportunidade da voz ativa, da participação no processo educativo e na construção diária de um projeto que não é feito somente pela equipe docente, mas por TODOS os envolvidos nele. É nesses minutos que nossas crianças resolvem conflitos, sugerem mudanças, pedem justiça e refletem sobre a própria conduta. Nossa meta é que nossos alunos entendam a cidadania exercendo-na, entendendo assim que a convivência social e o esforço coletivo podem transformar nossa realidade!


2- CHAMADA DEMOCRÁTICA

A chamada democrática é um instrumento de organização da freqüência dos alunos. Mantida em espaço público e visível, os alunos podem controlar suas faltas, evitando a perda de vaga que acontece quando existem 3 faltas não justificadas em um único mês. 


          3- ECO-ATITUDES

 São iniciativas que envolvem a coletividade, representando a iniciativa da ESCOLA DE SER de tornar-se uma escola sustentável, respeitando e valorizando o meio ambiente com pequenas iniciativas que conduzem à mudança de comportamento dentro e fora do projeto. Utilizamos folhas de rascunhos doadas por empresas; mantemos um estoque de material escolar e de papelaria doados pela comunidade, normalmente usados e em boas condições; reduzimos a utilização de cartazes; captamos água da chuva; aproveitamos a luz natural do pomar e o ventinho da natureza como nossa melhor sala de aula.

       4- QUADRO DE TAREFAS

       Diariamente, os alunos cumprem tarefas coletivas de organização, manutenção e cuidado com o ambiente e materiais de todos. Guardar brinquedos, varrer o lixo de recortes, organizar livros da biblioteca, consertar materiais de esporte, lavar seus utensílios de lanche - pequenas atitudes de convivência e sentimento de coletividade são incentivados e cumpridos na ESCOLA DE SER. 

O quadro de tarefas foi confeccionado pela ESCOLA. Ele é imantado e as tarefas são ímãs posicionados nos nomes, de acordo com o rodízio de tarefas. O aluno pode administrar seu tempo, gerindo o momento em que quer brincar, realizar sua tarefa, descansar, conversar com os amigos, aprender e conviver. 




5- AUTO-AVALIAÇÃO

    Momento tão importante de reflexão sobre o próprio empenho, esforço e capacidade. A auto-avaliação é uma ferramenta importante de construção da identidade e autonomia.




Mais um vídeo produzido pelos alunos da aula de cinema da Escola de Ser: