Essas ferramentas nos ajudam na organização cotidiana, além de facilitarem experiências diferentes e provocarem a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem do aluno. São eles:
1- ASSEMBLEIA
Todo começo de mais um dia de atividades, nossos alunos, professores e familiares participam de um momento democrático. É nossa assembléia.
A assembléia tem o objetivo de oferecer a cada um a oportunidade da voz ativa, da participação no processo educativo e na construção diária de um projeto que não é feito somente pela equipe docente, mas por TODOS os envolvidos nele. É nesses minutos que nossas crianças resolvem conflitos, sugerem mudanças, pedem justiça e refletem sobre a própria conduta. Nossa meta é que nossos alunos entendam a cidadania exercendo-na, entendendo assim que a convivência social e o esforço coletivo podem transformar nossa realidade!
2- CHAMADA DEMOCRÁTICA
A chamada democrática é um
instrumento de organização da freqüência dos alunos. Mantida em espaço público
e visível, os alunos podem controlar suas faltas, evitando a perda de vaga que
acontece quando existem 3 faltas não justificadas em um único mês.
3- ECO-ATITUDES
São iniciativas que
envolvem a coletividade, representando a iniciativa da ESCOLA DE SER de
tornar-se uma escola sustentável, respeitando e valorizando o meio ambiente com
pequenas iniciativas que conduzem à mudança de comportamento dentro e fora do
projeto. Utilizamos folhas de rascunhos doadas por empresas; mantemos um estoque de material escolar e de papelaria doados pela comunidade, normalmente usados e em boas condições; reduzimos a utilização de cartazes; captamos água da chuva; aproveitamos a luz natural do pomar e o ventinho da natureza como nossa melhor sala de aula.
4- QUADRO DE TAREFAS
Diariamente, os alunos cumprem tarefas coletivas de organização, manutenção e cuidado com o ambiente e materiais de todos. Guardar brinquedos, varrer o lixo de recortes, organizar livros da biblioteca, consertar materiais de esporte, lavar seus utensílios de lanche - pequenas atitudes de convivência e sentimento de coletividade são incentivados e cumpridos na ESCOLA DE SER.
O quadro de tarefas foi confeccionado pela ESCOLA. Ele é imantado e as tarefas são ímãs posicionados nos nomes, de acordo com o rodízio de tarefas. O aluno pode administrar seu tempo, gerindo o momento em que quer brincar, realizar sua tarefa, descansar, conversar com os amigos, aprender e conviver.
5- AUTO-AVALIAÇÃO
Momento tão importante de reflexão sobre o próprio empenho, esforço e capacidade. A auto-avaliação é uma ferramenta importante de construção da identidade e autonomia.
Mais um vídeo produzido pelos alunos da aula de cinema da Escola de Ser:
4- QUADRO DE TAREFAS
Diariamente, os alunos cumprem tarefas coletivas de organização, manutenção e cuidado com o ambiente e materiais de todos. Guardar brinquedos, varrer o lixo de recortes, organizar livros da biblioteca, consertar materiais de esporte, lavar seus utensílios de lanche - pequenas atitudes de convivência e sentimento de coletividade são incentivados e cumpridos na ESCOLA DE SER.
O quadro de tarefas foi confeccionado pela ESCOLA. Ele é imantado e as tarefas são ímãs posicionados nos nomes, de acordo com o rodízio de tarefas. O aluno pode administrar seu tempo, gerindo o momento em que quer brincar, realizar sua tarefa, descansar, conversar com os amigos, aprender e conviver.
Momento tão importante de reflexão sobre o próprio empenho, esforço e capacidade. A auto-avaliação é uma ferramenta importante de construção da identidade e autonomia.
Mais um vídeo produzido pelos alunos da aula de cinema da Escola de Ser: